26 dezembro 2014

Sem discrição

- Posso passar o fio dental?
- Não!

 Vestida no meu pijama com fru-fru e surfando na internet (não sou o Gabriel Medina, mas sei surfar lindamente na rede mundial de computadores) às 01h00 da madrugada e sobe janela de um amigo me chamando para ir na orla de Petrolina e nos reunir  com a Ciranda de Viados. Eu ia me negar? Nunca.

Peço ao meu amigo 30 minutos para me arrumar e ele me dá 20 minutos. Alguma coisa eu ia deixar para trás... Deixei a maquiagem, o batom rosa e a DISCRIÇÃO. Na verdade discrição nunca teve muito a ver comigo... Sou uma contadora de histórias e preciso dar detalhes mesmo quando ninguém quer saber. Ao chegar na orla eu encontrei a minha Ciranda e conversamos muito sobre diversos assuntos, alguns desagradáveis e outros que renderam gostosas gargalhadas. Não me deram tempo para passar farinha de tapioca na cara e então decidi deixar a vergonha e discrição em casa para o sofrimento dos meus GAYS. Eu estava me sentindo Maria: “bendita seja vós entre os viados”, porque nesta noite eu era a única mulher entre eles.

Sabe o cara com quem me esbarro sempre que saio? Ele apareceu lá ficou alguns minutos (o suficiente para me fazer desejar uma casa com 3 filhos, um cachorro e ele nu me esperando em uma banheira... Momentos).  Mais uma vez deu um beijinho no meu cabelo patrocinado pelo Pantene  E FOI EMBORA PORQUE ESTAVA GRIPADO.  EU NÃO ME IMPORTARIA DE PEGAR GRIPE COM ELE. EU ATÉ O BEIJARIA COM O NARIZ ESCORRENDO. (Mentira gente, eu tenho uma higiene a zelar). O ápice da noite foi a minha falta de decoro. É que na minha Ciranda (é minha sim, comprei no Mercado Livre) Fulano já ficou com Beltrano, que já ficou outro Fulano da Ciranda  que namora um outro Beltrano, também da Ciranda, e que é só amor, parece seriado americano, mas de verdade mesmo e SEM MÁGOAS, SEM DISPUTA... Quase um PASSA OU REPASSA ONDE EU SOU O CELSO PORTIOLLI. Mentira! Está mais para o poema “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade: João amava Teresa, que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim que amava Calincka que amava Adam Levine que não amava Calincka, triste fim...

Como todo palhaço, eu comecei a imitar um dos amigos sobre os seus cumprimentos: a diferença quando ele cumprimenta alguém que está querendo nu e a diferença de quando ele não quer conversar sobre Aécio Neves. É claro que rimos até perder o ar, mas valeu à pena e sem querer, no momento das imitações acabei entregando os ex romances... Discrição? ZERO. RIMOS MAIS AINDA. Estava com medo que eles pudessem ter um aneurisma de tanto rir. O AMIGO QUE IMITEI FICOU TÃO DESNORTEARDO COM MINHAS OBSERVAÇÕES QUE ESQUECEU O QUE ERA ESQUERDA E DIREITA... Tudo bem que ele é de humanas... MAS EU FIQUEI PREOCUPADA!


E como é bom gargalhar sentada no chão com um bando de viados lindos, talentosos e bem sucedidos! Eu estava precisando dessa injeção de felicidade + risadas + amor e VIDA! 

Ano Novo

- Vou pular sete ondas...

Virada do ano chegando e todo mundo trabalhado no branco, nas simpatias, nas lentilhas (pra quê?), nos pedidos, na fé, na esperança... Brasileiro é esse ser humano que passa o ano todo reclamando, mas no fim do ano irradia alegria porque acha que o próximo ano vai ser tudo diferente. Tudo mesmo. Tem uns que acham que vão até enricar (só acham, mas a Mega da Virada tai, né?)...

O fato é que o brasileiro adora uma simpatia, uma fitinha do Senhor do Bonfim no pulso, pular umas sete ondas, colocar doze uvas na boca na hora da virada do ano E USAR CORES QUE REPRESENTA ALGO. Ah, esqueci de dizer o fato de usar calcinha nova. Bem, eu lamento informar que nada disso garante que seu ano seja maravilhoso porque você fez TODAS as simpatias possíveis. Como eu posso saber disso? Eu fiz e meu ano foi horroroso. Foi mais feio que empurrar carro na frente do paquera. Mais feio que ser pega colando. Mais feio que chegar em festa chique de ônibus (faço direto).

Em dezembro de 2013 virei o ano feliz da vida e com direito ao sorrisão de Júlia Roberts na cara. Fiz oração, coloquei folha de louro na carteira para chamar dinheiro, usei calcinha nova (vermelha para chamar mais amor), vesti branco e quando deu 00h00 EU BEIJEI NA BOCA PARA ETERNIZAR UM NAMORO (dizem que se você beijar na boca a pessoa que ama na virada... Vocês ficam juntos para sempre). Pode rir, porque eu também estou rindo e já recebi o resultado da pesquisa feita pela DATAFOLHA dizendo que sou TROUXA. O que aconteceu com o meu ano depois de todas as simpatias que fiz? SÓ BARBARIDADES. UMA ATRÁS DA OUTRA. UMA MARÉ DE AZAR NO AMOR, NO JOGO, NA FACULDADE...

O namoro acabou, vi muita gente beijando outras bocas, não me formarei com minha turma, Kings Of Leon veio ao Brasil e ganhei o ingresso de um ex-paquera de uma amiga (acompanhe que só piora), mas na hora de fazer cronograminha a ex-amiga disse “não quero você na minha casa porque você é egoísta” e o que eu fiz? Isso mesmo. Abri mão do show e passei três meses chorando pelo término e  pelo show. Ah, chorei também pela perda da amizade...  Sem namorado, sem show, sem miga... E fiquei me perguntando “eu fiz alguma simpatia ao contrário?”. Não, eu não fiz. E QUANDO ABRI MÃO DE FICAR REMOENDO... TCHANRAM!  Aproximei-me (na verdade foi a minha vontade de me jogar da ponte que nos aproximou) de uma loira que fala as coisas na cara da gente e não me deixava chorar no chão em paz. Chegava no meu quarto e olhava para a minha cara inchada de tanto chorar e dizia “me poupe, ficar chorando por menino véi, por amiga que nem é amiga,  deixe de drama e bora para o psicólogo!”. E me introduziu (sim, introduziu) em uma... Ah vocês já sabem... UMA CIRANDA DE VIADOS. E foi nessa ciranda que conheci três pessoas em especial... Estou dando um grande passo por causa deles. E o TODA LINDA DE VALENTINO  nasceu graças aos viados, meu ano horroroso e se mantém por sua causa leitor. Por suas mensagens e visualizações.


E é por isso que eu imploro: NAAAAAÃO FAÇA SIMPATIAS PARA A VIRADA. BEBA ESPUMANTE E SINTA-SE RICO(A) NA IMAGINAÇÃO. VIBRE PORQUE 2014 ACABOU E ALEGRE-SE POR TERMOS MAIS UM ANO PARA: PECAR, SER TROUXA, CONHECER MAIS VIADOS, FAZER OS OUTROS DE TROUXA, AGRADECER E RECLAMAR (reclame sim, reclame muito)! FELIZ ANO NOVO LEITOR! SIM, ESTOU ADIANTADA DE PROPÓSITO. ESTOU FAZENDO TUDO AO CONTRÁRIO PARA VER COMO É QUE FICA 2015.  ATÉ LÁ!

21 dezembro 2014

Espírito Natalino

- Só vim pela comida.

O natal está batendo na minha porta e não vou abrir. Vamos reconhecer que, geralmente, o natal é a data propícia para a tia perguntar sobre o seu ex, a prima apresentar o namorado novo que achou no Tinder e restante olhar com pena para você porque não está na bancada do Jornal Nacional (meu caso).

Um belo dia resolvi mudar e fazer tudo o que eu queria fazer... Sim, Maria Rita! Você não é a única. CEIA DE NATAL NA CASA DA FAMÍLIA? Não, não mesmo. Depois de 2014 entrar para a minha lista de piores anos (entrou na sua também que eu sei) decidi que não vou me torturar respondendo o que não quero responder e muito menos ver o novo namorado da prima. Resumindo: não vou comparecer ao evento que todo mundo finge se amigo de todo mundo, mas na primeira oportunidade pergunta se a blusa foi comprada na Marisa para fazer CLIMÃO. E sei que você, leitor, não poderá escapar da reunião... Então resolvi te ajudar com as perguntas das tiazinhas Cream Cracker (sem graça), as primas(os) com cara de “sou mais bem-sucedido(a) que você” e a vó que dá Natura pro neto preferido e para você um enfeite comprado na loja de importados.

Chegue abraçando todo mundo e deixando BEM CLARO QUE A SUA PRESENÇA É POR MOTIVOS DE: COMIDA. Sim, e coma. Não pare de comer. Coma que você não irá conseguir responder ninguém. Quando perguntarem “e a faculdade? Quando termina? E o TCC? E o trabalho?” dá uma ajeitadinha no cabelo e responde “vai bem. E o supletivo de seu filho?”.  Se você entrou no amigo secreto da família (Deus tenha piedade de mim porque eu estou) e na hora em que receber o presente... Diga que vai abrir em casa porque adora suspense e surpresa, mas se ficarem no “ABRE, ABRE, ABRE” você abre e se não gostar pede a nota fiscal para trocar. Sim, não somos obrigados a gostar de tudo. E temos o direito de troca como qualquer consumidor. Não precisa disfarçar a cara de decepção não, já que insistiram tanto. Abre e diz “nossa, pior que Jesus sendo crucificado”.


Nada de ficar acanhado, afinal, reunião de família tem que ter barraco, fofoca, perguntas sobre o salário... E bebe sim! Bebe muito. Bebe para tentar aguentar a ladainha de fulano que está com doença tal... Porque até disputa de quem está mais doente rola... Parentes! E FOGE DAS SELFIES QUE VÃO TE MARCAR NAS PIORES!!! Boa sorte leitor e que Deus te dê forças para não morrer de tédio.  

19 dezembro 2014

Marina

- Não, não foi sua culpa.

Eu não te conheço, mas seu nome está por todos os lugares. Está no telejornal, no impresso, no blog, na conversa das vizinhas e agora em minha mente. Ontem eu escrevi um texto sobre objetivos e nele fiz o seguinte questionamento: tem gente que recomeça da morte, de um desastre, da fome, de uma guerra... Já parou para pensar nisso?

Não consegui parar de pensar no que me incomodava: o julgamento das pessoas sobre a morte da sua pequena filha. A filha que você tinha planejado. Que amou, deu banho, viu os primeiros passos e ouviu as primeiras palavras. Rodrigo Machado, não foi a sua culpa. Marina não foi esquecida pelo pai.  Foi esquecida pelo Rodrigo preocupado com contas, preocupado em bater o ponto no trabalho, em ter que resolver os problemas da Secretaria de Finanças. Marina não te culpa, eu não te culpo e se nós duas tivermos que culpar alguém... Eu e Marina culparíamos o tempo, o trabalho, a rotina, o capitalismo.

Rodrigo Machado, por favor, não se destrua, não se renda a culpa que querem te impor. Ela massacra mentes inocentes e extermina a vontade de recomeçar. Eu não sou nada mais que uma pernambucana de vinte e poucos anos com a capacidade de se expressar por meio de pequenos textos em um blog, mas eu precisei sussurrar essas palavras, esses pedidos, porque estavam me sufocando. Somos feitos de erros, acertos e esquecimentos. Não somos máquinas programadas para fazer tudo com perfeição... Somos humanos e imperfeitos e cada um de nós está sujeito a sua parcela de fatalidades nesta vida.. Não, você não matou a sua filha. Você não a matou.

Eu costumo me perguntar “o que eu mudaria se pudesse voltar no tempo?” e hoje eu percebi que passaria esse “poder” para alguém como você, para alguém como a minha mãe. A minha mãe perdeu uma filha e também carrega uma culpa que não é dela. Os pais fazem isso.


O tempo vai passar e a dor vai diminuir, eu prometo... porque assisto todos os dias uma nova gargalhada da minha mãe, quando houve um tempo em que pensei que jamais voltaria a ouvi-las. Você vai se culpar menos, a sociedade vai esquecer você e Marina. Eu não esquecerei porque escrevi para você,  para ela e para essa dor que todos nós aprendemos a carregar, mais leve, a cada novo dia.

18 dezembro 2014

Objetivos

- Eu pretendo... Pretendo...

É normal se perder, é normal não saber dizer o que pretende fazer daqui a seis meses. Há quem já tenha um cronograma e há aqueles que não sabem por onde começar. E para os que estão perdidos... Não temam.

Alguns meses atrás eu tinha um plano, hoje eu só tenho uma lista de matérias que devo cursar. Alguns meses atrás eu tinha um sorriso enorme e uma lista de concursos para me inscrever e sair da cidade. Hoje eu ainda tenho um sorriso enorme, a mesma lista e só não preciso sair da cidade. Nem tudo sai como planejamos, nem tudo está sob o nosso controle. Somos personagens de videogame, alguns personagens são controlados por alguém experiente e outros por um estagiário...

É redundante, mas comece do começo. Eu me perdi. E tive que recomeçar, então você pode. É jovem, não tem filho, não é casado(a)... Você é livre. Quer recomeçar na China e tem dinheiro para isso? Vá! Quer recomeçar na cidade interiorana? UÉ? QUEM SOU EU PARA TE MANDAR IR PARA SÃO PAULO? O importante é agir. Saia da inércia, vá atrás do que quer e se não souber o que quer... Uma hora vai descobrir. Se desesperar?  Não, não faça isso. Eu me desesperei e fiquei rica? Se chorar desse dinheiro eu estaria saindo da banheira com Adam Levine e me enxugando com EUROS (nunca vi euros de perto...).  Eu sei do que gosto e do que não gosto e isso é um bom pontapé inicial, porque dá para fazer uma triagem do que não presta e o que sobrar... VOCÊ FOCA COM TUDO.  Eu percebi que não passei na triagem de muitas pessoas, então por qual motivo você deveria focar em alguém? HOLOFOTES PARA VOCÊ E PONTO FINAL.

E ao ler isso você deve estar pensando naquela frase de 1920 “falar é fácil, difícil é fazer”. Olha para a minha foto ali do lado e diz se eu tenho cara de quem acha as coisas fáceis... Eu sou a primeira a complicar, mas nem por isso vou sair socando o ar. Preciso dele para respirar. Tem gente que recomeça da morte, de um desastre, da fome, de uma guerra... Já parou para pensar nisso? Perder todos, sentir fome e comer uma massa feita com terra ou ir para uma guerra aos 18 anos e perder os amigos que lutavam ao seu lado um por um? Já pensou como é ter que matar crianças armadas e voltar vivo de uma guerra que não é sua?  guerras por terra, poder, petróleo, por nada...  Como é recomeçar para essas pessoas? Eu conheço só um dos exemplos que dei... Recomeçar da morte.


RECOMECE. Não importa se acreditam ou não em você. Você está sozinho(a) nisso e pode ter certeza que terá muitos obstáculos, mas nada poderá lhe parar se você decidir acordar todos os dias e pensar “eu tenho tudo o que preciso”.  Seja lá o que você precisa. 

13 dezembro 2014

Bora Frescar

- Quase sentaram no meu colo.

Ciranda de viados unida, jamais será destruída. Sim, acabei de inventar o grito de guerra da Ciranda. É sábado (TUNZ, TUNZ, TUNZ) e é claro que iríamos sair para beber, passar vergonha, sintonizar o GayDar ( é o radar que apita quando a passiva passa, o meu gaydar não funciona e aí me apaixono 300 vezes pelas gay) e FRESCAR. Sabe o que é frescar? Se você souber eu tenho uma má notícia... Você é gay, leitor.

Vamos supor que seu amigo vire para você e diga “quero ver rostos diferentes” e te leva para o mesmo bar que é 90% GAY. Então, mas dessa vez não destruímos relacionamentos e muito menos ficamos com cara de paisagem. Rimos mais que alemão na copa de 2014. Eu ria tanto que chorava e tinha que pensar no TCC para não deixar o rímel escorrer pela cara. Estávamos atrás de um boy, um boy, um boy? Não necessariamente, mas assim... Um boy é como roupa: quanto mais opções, melhor é a sua alegria. Passamos vergonha? Passamos. O local estava lotado e as mesas quase se tocavam. Na nossa mesa havia oito pessoas e já estava apertado. SEGUNDO UMA FRASE QUE PERDURA EM NOSSA MENTE QUANDO TUDO ESTÁ APERTADO... ENFIA QUE CABE. E coube um grupo que escolheu uma mesa QUASE ao lado da nossa.  Um dos rapazes do grupo com carinha de “sou de exatas” quase se sentou no colo do meu amigo.  E A RISADA PREENCHEU O LUGAR MAIS QUE AS MÚSICAS DA BANDA QUE TOCAVA AO VIVO (EM 3D E NÃO DEI EM CIMA DO VOCALISTA, OBRIGADA TUPÃ!!). Nesse exato momento um outro amigo me fez de pombo correio por causa da música alta. E exatamente na hora em que eu ia mandar o recado de volta QUE ERA “EEEI, FULANO MANDOU DIZER QUE O CARA DE PRETO QUASE SENTOU NELE”... A MÚSICA PAROU.

Sim, se você for falar algo que não falaria em voz alta e estiver em um lugar com som alto a música sempre vai parar na hora exata para você passar vergonha. TODOS (SEM EXEÇÃO, ATÉ O CARINHA DE PRETO) OLHARAM PRA MIM. O QUE FIZ? Segui em frente porque terei outros dias para passar mais vergonha.  E então aparece um cara hippie+mudo+surdo+vendendo pirulito e que me deu um namorado. Sim, achou meu namorado (gay) pão-duro por não comprar um pirulito pra mim. E O NAMORADO DELE (do meu namorado gay) SÓ OBSERVANDO E RINDO. E EU ENCENANDO A NAMORADA, PORQUE É MUITO BOM FAZER AS PESSOAS DE TROUXA.  E também porque o meu “namorado” era gato (BENZADEUS QUE NIGUÉM PODE COM UM CARA DE QUASE 2 METROS, OLHOS CLAROS, LOIRO E VIADO...). E aí entrou o tema na mesa:

a) Taxa SELIC
b) A camada de Izônio
c) FAZER PERFOMACES NA HORA DO SEXO


“Eu quase morro com as declarações de que: em vez de fazer o serviço concentrado, alguns faziam olhando-se no espelho do motel e que ao pegar um poliglota ele pode falar “HOT”, “AI DELICIUS”, “OH, MY GOOD”, “AI QUE GOSTOSO” ou “YUMMY”. E quem sabe um “将美”.

E nesse momento de gostosas gargalhadas aparece um cara lindo (hetero muito importante essa informação porque parece água no deserto) Senta-se à mesa e eu falo “essa é a quarta vez que nos esbarramos, ”EITAAAA”. Eu já tinha visto, muito educado e tímido. Ele conversa sobre sei lá o quê porque me desliguei do mundo pensando “muita areia pra mim”... E DO NADA, ELE VIRA PRA MIM E “VOCÊ É ÍNDIA?????”. Eu já tinha dito aquela peste linda que era, mas ele resolveu perguntar para soltar o “VOCÊ É LINDA DEMAAAAIS!!!”. Gente, eu quase faço a coreografia da MACARENA de tanta alegria, mas ele me deu um beijo no rosto e se foi. Valeu a pena porque nós iremos nos esbarrar por aí outras vezes. E vou ver ele beijar outras bocas, porque é sempre assim. MAS A MINHA CIRANDA, ESSA NÃO ME DECEPCIONA! 

12 dezembro 2014

Os Sete Pecados – Vaidade

- Padrão FIFA.

Diante da sociedade massacradora, diante da mídia preconceituosa que aceita apenas um padrão de beleza que não representa o nosso país, a nossa mistura de cores e traços, a vaidade é imposta desde cedo. Crianças crescem com mães regrando sua comida porque ser magra é o correto. Ter um cabelo liso também é o esperado.

A vaidade é um pecado que todos cometem, alguns em pequenas proporções e outros levando o corpo a um desgaste emocional e funcional. As mulheres são testadas a cada momento, começa na escola quando você não é a mais bonita da sala e não está na lista dos garotos “para pegar”. Na faculdade a procura por “feras” gatas é nítida. Então, que nunca recebeu elogios pela aparência acaba tendo a autoestima enfraquecida, fazendo check-in nas placas tectônicas. Essas mulheres passam fome, evitam sair de casa, se pesar, olhar no espelho e em alguns casos vivem como se fossem visitantes em suas próprias histórias. TUDO POR CAUSA DE UM PADRÃO DE BELEZA, Um padrão que não deveria existir porque soa preconceituoso. Soa? Não, é preconceituoso.

Quantos repórteres negros há em um telejornal? Quantas âncoras que vestem 44 há na TV? Exato. Você tem que ser lindo e linda. O irônico é que quem está por trás disso, da “ditadura da beleza”, não tem beleza como Adam Levine ou uma modelo da Victoria’s Secret. Exigem uma beleza e não cumprem no seu papel que é: ser bonito também. SER O CHEFE/DONO/DIRETOR LINDO. lindo como Javier Bardem, Chris Hemsworth, Josh Duhamell, Tom Welling ou Chris Evans. Além de toda essa exigência por um padrão de beleza que não deveria existir... Há a sociedade. O público é o primeiro a reclamar se a protagonista não é branca e linda. E como é esse público? FEIO. COM CABELO SEM HIDRATAÇÃO, COM CARA DE QUEM SAIU DE UMA PINTURA ABSTRATA. OU SURREAL. Irônico, não? Pessoas que brigam por direitos, por respeito, liberdade, fazem “TEXTÃO NO FACEBOOK” sobre o Dia da Consciência Negra, mas criticam Lupita Nyong'o por ganhar um OSCAR de melhor atriz em 12 Anos de Escravidão. As criticas foram porque ela era negra, cabelo crespo e curto.

 

As consequências por não aceitarem os outros em suas formas e cores são catastróficas. Adolescentes invadem escolas armados para atirar nos colegas que praticavam bullying. Meninas com anorexia e bulimia, mulheres colocando silicone onde não é preciso, fazendo plásticas e indo parar na UTI, jovens suicidando-se por não aceitarem o próprio corpo, rosto, cabelo... Culpa de quem? DE VOCÊS. SIM, DE VOCÊS. VOCÊ QUE EM VEZ DE QUEBRAR Paradigmas PROCURA ALGUÉM BONITO PARA UMA ENTREVISTA. Você que quer uma secretária loira, você que acha feio mulher de cabelo curto, você que diz na frente dos alunos “fulana é padrão Globo”. Não, fulana não é padrão Globo. O padrão Globo é o preconceito e você está disseminando ele.



Não há padrão de beleza. Há preconceito. 

11 dezembro 2014

Facetas

- Conhecemos apenas um lado de um todo.

Sabe a ponta do iceberg? Presumimos que seja apenas aquela ponta que está visível para todos. Na profundeza de um oceano gelado está tudo aquilo que é escondido, submerso para não assustar, mas se você mergulhar e voltar vivo... Verá que nada é apenas o que parece ser.

Assim é o ser humano. Várias faces, boas e ruins. Você pode dormir e acordar por anos com alguém, mas em um momento vai se pegar dizendo em voz alta ou baixa “eu não conhecia esse lado”. Esse lado que não era conhecido pode ser obscuro ou terno. Pessoas chamadas de “frias” que choram em momentos emocionantes, pessoas emotivas que diante de um acidente age com cautela e precisão. Faces que nunca veremos, mas que existem. É difícil saber do que o outro é capaz, mas se for preciso... Um dia saberemos. Se realmente for preciso. Enquanto isso... Ficamos com as pontas dos icebergs.

Se decidires mergulhar, lembre-se que um todo pode te assustar ou te aproximar. É questão de sorte ou destino. Acredita em destino? É preciso acreditar em algo, não acha? Então você se depara com alguém que pensava ser uma coisa e tudo é desconstruído em um pequeno gesto, ação ou palavras. Talvez você já tenha tido vislumbre do lado terno ou obscuro, mas a sua mente bloqueou porque idealizamos pessoas e coisas. É como comprar algo pela internet e se decepcionar porque não esperava que o objeto fosse tão pequeno ou tão pouco.  Lembrar que o ser humano é imperfeito é o primeiro passo para não acabar em noites solitárias pensando “o que aconteceu com ele(a)?”. Somos feitos de sorrisos, choros, ira e cegueira. Decidimos não mergulhar no oceano gelado por medo e insegurança, mas prefere ficar sem saber o que há abaixo? Tens certeza? Quer conviver só com o que é invisível? É a sua escolha. Está ao seu critério.


Não, não e não. Não fique só com o visível, desbrave o desconhecido e se tiver que voltar... Volte. Se quiser ficar com o bloco de gelo submerso, fique! Mas não se conforme apenas com uma face, uma ponta, uma fagulha, um caule. Veja a raiz! 

10 dezembro 2014

O terço

Ele não tem pressa para chegar ao seu destino que é deixá-la em casa. Conversa animadamente, talvez tenha sido a presença de alguém que o interessa muito que acabara de ver. Ela escuta, mas seu pensamento está em outro lugar. Não está com a mente vagando em outro continente porque seu corpo e mente continua dentro do carro.

Ela examina um objeto que nunca tinha percebido antes no carro dele. Um símbolo de todo o cristianismo balançava em sua frente no retrovisor. Será que sempre esteve lá? Quem o colocou? O amigo continua falando animadamente preenchendo o espaço do carro, mas ela continua analisando o terço. Quanto tempo faz que não segura uma minúscula bolinha destinada para uma AVE MARIA? Faz muito tempo. São anos sem segurar um terço porque não via suas preces atendidas. Dentro do carro em movimento lembrou-se das noites em que chorava e adormecia rezando um terço, acordava renovada e com uma paz interna. Acreditara que fora as orações, o terço. Com o tempo, não parava para agradecer e o que acontecia de ruim era culpa de Deus. As coisas boas eram porque ela merecia, sentia-se merecedora e por isso, não agradecia. Quando chorava e adormecia sem rezar descobriu que era o sono. Nada melhor que uma boa noite de sono.

Permaneceu chorando e dormindo a cada decepção do dia a dia, mas não rezava. Riscou a palavra gratidão do seu vocabulário e permaneceu assim até aquele momento. O momento em que o terço balança após uma curva e seu amigo o segura deixando inerte. Um gesto curioso para ela e normal para outros. A verdade é que aquela mão que colocou o terço em seu devido lugar fora também a que escreveu um livro desconstruindo muitos conceitos que existem no cristianismo. Poderia ter perguntado em voz alta quem colocou aquele terço ali, mas preferiu fazer conspirações mentalmente, então imaginou o momento em que a mãe do seu amigo, com carinho, colocou ali aquele terço, como lembrança de seu cuidado, como lembrança do cuidado divino, do seu divino para o divino de seu filho, meu amigo. E com igual carinho, cuidadosamente, ele coloca o terço no lugar, após as curvas, da estrada e da vida, mesmo não crendo no terço, mas tendo certeza e respeito do carinho que o colocara ali.

A moça desviou o olhar do objeto e olhou para a janela pensando “a vida é feita de momentos contraditórios”.

Chegou em casa e agradeceu, agradeceu por tudo e por todos. Pegou o terço de sua Mainha e adormeceu rezando. Se a vida é feita de momentos bons, ruins ou contraditórios, ela também pode ser. E ela é. 

09 dezembro 2014

O feminismo e Painho


 - Direitos iguais na rua e na cama também.

As pessoas deveriam estudar o que é o feminismo.  AS UNIVERSIDADES DEVERIAM TER NA GRADE CURRICULAR UMA DISCIPLINA DESTINADA AO FEMINISMO. Sim, assim como metodologia é importante o feminismo também é!

É preciso saber o conceito da palavra. A história por trás dela e explicar que as feministas não pregam discursos de ódio contra o homem. Até porque alguns homens deveriam ser a nona maravilha do mundo (a oitava é ocupada por um closet do tamanho de uma casa com vestidos de Valentino e sapatos Louboutin).  O que é o feminismo? Abri meu livro Barsa e, resumindo o que está nele, é um movimento reivindicatório exigindo direitos iguais tanto sociais como políticos. O movimento conseguiu algo? Sim! Salários [quase] iguais ao dos homens, funções iguais, outras coisas e a percepção de que muito ainda pode vir.

Queremos mais! Queremos fazer com que a sociedade machista veja que usar um vestido curto não é um convite para ser violentada sexualmente, queremos que as mulheres parem de julgar outras mulheres por terem uma vida sexual ativa, queremos que os pais parem de dizer que menina tem que lavar os pratos e o menino aprender a dirigir um carro. Queremos que as pessoas percebam que, quando tomamos a atitude de ‘chegar em um homem’ e perguntar se podemos pagar uma bebida para ele, nãos estamos tomando o lugar ou ação de ninguém. Estamos fazendo o que queremos! Aceita a bebida sem reclamar, por favor!

Queremos que a violência doméstica seja extinta (mesmo sendo utopia) porque mulher não é objeto para ter dono. Não somos escravas da casa, não somos vendidas no Mercado Livre, não queremos ser só reconhecidas por “mãe”. Queremos ser chamada também de DOUTORA, JORNALISTA, CAMPEÃ, PILOTA, DIRETORA EXECUTIVA DE UMA EMPRESA E PRESIDENTA. E queremos que outras mulheres não sejam machistas, acusadoras e hipócritas. Dizer que Valesca Popozuda não vale nada por suas letras ou suas coreografias é certo? Se for certo eu quero morrer errada porque cada ser vivo tem o seu valor e a sua importância se mencionar no direito de rebolar o quanto quiser. Fazer sua filha usar saia comprida não evitará que ela tenha contato com outras garotas que têm uma criação humanizada ou sequer poderia aprisionar uma alma livre.

Comunicação, diálogo é o que torna homens e mulheres conscientes de tudo que há de bom e ruim no mundo. A mulher é dona do seu corpo, das suas atitudes da sua própria alma. Ela decide a hora que quer ter um bebê, o lugar que quer morar e como viver. Le It Be!

Eu tive uma criação abençoada, minha mãe além de ser “mainha” é minha irmã e amiga. Meu pai? Meu pai foi por 35 anos um trabalhador braçal e brigava quando minha mãe me obrigava a lavar os pratos (obrigada painho, porque lavar pratos e arear panelas é uma morte lenta e horrível). Ele queria que eu estudasse, que fosse feliz e nunca reclamou de uma roupa curta que usei e uso. Nunca me tratou menos do que uma princesa. E quando eu levei o meu primeiro namorado para a minha casa ele o recebeu como um filho.


Quero dizer que eu poderia ter sido privada de tudo por ter um pai que foi criado rusticamente... Ele poderia ter me surrado em várias oportunidades (eu aprontava muito, na verdade... Eu fazia o mundo ter labirintite quando criança), mas não o fez. Meu painho poderia ser machista do dedão do pé até o último fio de cabelo, mas não é. Ele não é muito de conversar e é por isso que falo por mim e por ele! Painho é a prova viva de que o machismo não vem da criação, porque o meu avô foi um exímio exemplar de machista. 

08 dezembro 2014

Você tem coração

- Ei você,  EEEEEEi PARE. EEEEI, VOCÊ ESQUECEU SEU CORAÇÃO!

Não esqueça seu coração no ônibus, na rua, em latas de lixo ou metrôs. Ele é reciclável e vai servir para que possa realizar seus sonhos, para fazer o que você tanto gosta e admira. De bônus ele será divido meio a meio com outra pessoa que o merecerá. Não adianta abandoná-lo em uma caixa de sapato.

Ah, não vem com essa de que não tem mais coração! Essa balela, história para bode (bode sim, porque sou do SERTÃO) dormir, essa falácia (adoro essa palavra, me sinto como um jornalista fazendo seu discurso ao receber o The Pulitzer) que não adianta. Você tem coração! LITERALMENTE. Sente, chora, bombeia sangue e oxigênio para cada célula do seu corpo e, segundo a canção “Oração” da A Banda Mais Bonita da Cidade, nele cabe uma penteadeira.  Sou de humanas, mas vamos resolver um problema... Se no coração cabe uma penteadeira, logo podemos colocar amor próprio, a família, os amigos, Adam Levine ou Scarlett Johansson, a música favorita, o melhor dia da sua vida...

 

Pode parar de dizer que não tem coração porque há aquelas paixões de cinco minutos quando uma pessoa interessante entra no ônibus e você vê Luan Santana cantando do seu lado “eu, você, dois filhos e um cachorro”. Quem nunca disse que não tinha coração e depois começou a chorar com a propaganda de incentivo para ser um doador de órgãos? TODOS. A vida só é complicada porque esperamos muito dela e das pessoas. Então, não diga que não há coração por causa de uma decepção. Até os mais fortes caem, sofrem, choram... Complicamos demais e realizamos menos. Vamos tocar o gado para pasto? Vamos.

 

Há dias que falar é fácil e fazer também, mas há dias que não sabemos nem o que estamos fazendo na terra. É normal! Todo mundo passa por algo assim ou até pior. Você acha que os grandes pensadores não passaram por aflições para terem seus livros reconhecidos e eternizados? Há tantos relatos sobre escritores que eram problemáticos, cantores abandonados que compuseram lindas canções... Você acha que Elton John sentou em seu piano e pensou “nunca amei, mas vou fazer a melodia de Your Song só porque tenho tempo livre”?  E você acha que Vinicius de Moraes não teve musas para canções e poemas? Caro leitor, não seja tolo.

 


Conseguimos nos apaixonar com facilidade, mas o amor é construído com ajuda do tempo. O coração é aquele moleque travesso, não se importa se você sai dizendo que não o tem, não se importa se está sangrando... Ele vai driblar e ganhar de 7x1 contra você.  Você não manda nele e não pode evitar o impulso vital da vida... Quando menos esperar estará chamando alguém de “MOZÃO” (eu recomendo chamar de lindo(a) porque não terei como te defender). 

03 dezembro 2014

Sobre Libertar

- Vá e faça uma coisa por nós dois: liberte-se.

Além da bondade, libertar alguém também é nobre. É corajoso, fortalece. Libertar alguém que você amou e cuidou é difícil porque o egoísmo grita “não, não deixe que ocupem seu lugar”... Mas que lugar seria esse se tomamos caminhos diferentes? Que lugar ocupa se o ato de deixar livre comunica que outro alguém pode chegar e preencher todo espaço que você não conseguiu?

Você não o (a) reconhece mais, você o (a) vê agir como um fantasma, você não o (a) faz rir como antigamente, você reconhece que não adianta mais regar uma planta que morreu. Quem disse que para amar é preciso estar juntos? Você ama e isso é bonito, isso te fez crescer, te fez ser humilde e aceitar que acabou é motivo para receber uma medalha de honra. O fim também pode ser bonito. Se acabar por causas naturais (distância, correr atrás dos sonhos, o tempo ou colocar a estabilidade financeira em primeiro lugar) você pode tatuar na alma o quanto foi feliz e o quanto precisa caminhar sem dar as mãos agora.

Ao libertar, você se liberta e se reencontra. Encontra amigos, encontra a gratidão e a paz. Isso faz bem pra vida, para o seu sorriso e dedica-se a si. Entre na academia, segure o diploma, tente mudar o mundo com pequenos gestos, veja que acabou para vocês como um casal, mas a vida continua para os dois. No palco da vida você encontrará palhaços que farão você dar gostosas gargalhadas, mágicos que em algum momento fará a sua dor ou saudade sumir e poderá teletransportar você para um lugar que sempre quis morar: dentro de um abraço. O mundo é gigante, há alguém esperando por você sem saber que te procurava. Então, não pare. Não pare de viver, de ler, de dançar, de buscar outros horizontes. Há tantas estradas, tanta gente para nos fazer jogar um vaso de porcelana da mãe contra a parede.

Há vida, há quem vai te fazer tremer e não saber como agir porque você reiniciou o Windows no modo “MEU DEUS E AGORA? O QUE PERGUNTO?”. Isso é engraçado e também vergonhoso porque a probabilidade de passar vergonha é maior que a probabilidade de saírem casados de algum encontro ou uma simples conversa. Não tema, o TODA LINDA DE VALENTINO NASCEU DA VERGONHA e vem te preparando para não deixar de empinar e rebolar sem deixar o forninho cair.